Bebidas e festa: qual a quantidade ideal para não faltar

Uma dúvida comum na organização de uma festa é a quantidade de bebida necessária. Principalmente porque essa quantidade pode variar bastante dependendo da ocasião, do público, do clima.

Em festa de casamento, por exemplo, já se prevê que as pessoas consumirão muito, tanto bebida como comida. Já quando o evento trata-se de um aniversário de uma pessoa de mais idade, a ser realizado em casa ou em um salão de festas, o consumo tender a ser menor. 

Outro ponto que faz toda a diferença é o clima. Temperaturas altas estimulam grande consumo de água e também de cerveja ou chopp. 

Com mais de 1.000 eventos sociais e corporativos realizados, levando Chef nas empresas e Chef em casa, o Welcome Chef desenvolveu uma fórmula própria para fazer o cálculo de bebidas, que serve como um padrão para a maior parte das ocasiões. 

Segue a fórmula abaixo, calculada por pessoa para um evento de 4 horas de duração:


Bebidas não alcoólicas:

• 500ml de água
• 400ml de refrigerante (normal e zero)
• 200ml de suco
• Chopp ou cerveja - 1 litro por pessoa
• Vinho - 1 garrafa para 3 pessoas
• Espumante - 1 garrafa para cada 4 pessoas
 

Essas quantidades costumam ser suficientes e deixar sobra - mas tudo depende do tipo de evento. Se for um churrasco de dia inteiro, a uma temperatura de 35 graus e para um público jovem, talvez seja melhor reforçar o chopp. Se for algo mais intimista e delicado, para um público bem exigente, talvez haja concentração nos vinhos.

Se o orçamento permite, vale seguir a máxima de que é melhor sobrar do que faltar. Até porque a maioria dessas bebidas pode ser aproveitada depois.

Aproveite para planejar e organizar o seu evento, boas festas!